quinta-feira, 19 de maio de 2011

O seminário Faces do Brasil foi realizado no dia 13 de maio, no auditório Milton Santos no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA para prestar contas a sociedade, apresentando o primeiro relatório parcial da pesquisa Faces do Brasil. A pesquisa, feita por alunos do Grupo de Pesquisa em Mídia e Etnicidades – Etnomídia, tem parceira com a ONG Omi-Dùdú e conta com o apoio da Ford Foundation, que investiu 220 mil reais, daí a importância deste seminário de prestação de contas.
O seminário foi dividido em duas partes: a primeira foi reservada para apresentação da equipe gestora, formada pelo Professor Fernando Conceição e pela presidenta da Omi-Dùdú, Josélia Santos. Seguida pela apresentação da equipe de bolsistas e coordenadores da pesquisa, formada por Danila de Jesus e Wellington Oliveira. Esta primeira parte foi essencialmente para apresentação do projeto da pesquisa Faces do Brasil e do primeiro relatório trimestral, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010.
A segunda parte foi reservada para as considerações sobre o relatório de dois atores responsáveis por alguns dos veículos monitorados pela pesquisa, Ranulfo Bocayuva de A Tarde e Sérgio Costa de Correio*. Ainda esteve presente, com o olhar mais acadêmico o professor Jocélio Teles. Esse momento contou com a intervenção lúdica do ator baiano Ângelo Flávio, que recitou um poema sobre a Conjuração Baiana.
E como não podia deixar de ser, foi reservado um espaço para as representações dos grupos étnicos que são objetos da pesquisa Faces do Brasil. Foram convidados representantes da Comunidade Cigana, dos movimentos Negro e das Comunidades Indígenas, que puderam expor suas considerações sobre o relatório e questionar a cobertura feita pelos veículos A Tarde e Correio*, no Estado da Bahia.

Um comentário:

  1. ECO RIO+20,é o mo0mento de participação do poder civil onegronobrasil1980.blogspot.com está interagindo:

    ResponderExcluir