quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FACES DO BRASIL – II AFRODESCENDÊNCIA E ETNICIDADES NA GRANDE MÍDIA BRASILEIRA EM TEMPOS DE FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA e de AÇÕES AFIRMATIVAS

A representante geral da Ford Foundation no Brasil, Nilcéa Freire, ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres no governo Lula, recebeu o coordenador-geral da pesquisa Faces do Brasil, Fernando Conceição, e a presidente do Afirme-se - Centro de Práticas e de Estudos de Diversidades Culturais, Danila de Jesus, na tarde de 26 de agosto/11 na sede da Ford no Rio de Janeiro.
Trataram de assuntos relacionados às políticas de ação afirmativa, às questões da universidade brasileira, e ao apoio que a FF deve continuar dando à Faces do Brasil, de setembro de 2011 a março de 2013.
Nesta segunda fase, a pesquisa está dividida em dois pilares: 1) Monitoramento, Análise e Interpretação da cobertura da Mídia Impressa Brasileira sobre Negros, Indígenas e Ciganos; e 2) Mercado de Mídia e Políticas de Cotas para Afrodescendentes e Indígenas Depois de 2002. Duas equipes distintas de bolsistas e voluntários se dedicarão a cada um dos aspectos da pesquisa nessa segunda fase.
Nilcéa Freire, que foi reitora da UERJ na pioneira época de implantação de cotas ali

EGRESSOS NO MERCADO e RELATÓRIO
Levantar dados sobre a situação no mercado dos profissionais de Comunicação que, egressos dos cursos das universidades brasileiras que adotaram o sistema de "cotas" desde 2002 no Brasil, buscaram uma colocação em redações de jornais, TVs, rádios e em agências de publicidade: esta é a meta do segundo braço da pesquisa. Empresas do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro serão pesquisadas.
Quanto ao monitoramento, mais uma vez 17 jornais impressos de todas as regiões brasileiras e 6 revistas informativas semanais e mensais de circulação nacional serão acompanhadas. Até o primeiro trimestre de 2012 será divulgado o Relatório Analítico com os dados consolidados da primeira fase de monitoramento, iniciada em outubro de 2010 e encerrada em junho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário